Sermões Por João Calvino

João Calvino (1509–1564) além de ser um dos mais importantes teólogos reformados de todos os tempos, é um dos maiores representantes da Reforma Protestante do século XVI, tendo sistematizado o Protestantismo Reformado em suas Institutas da Religião Cristã, sua principal obra teológica. Nas Institutas, Calvino esboçou os fundamentos da Fé Protestante e apresentou os padrões doutrinais da Reforma. Surpreendentemente, começou esta obra aos vinte e vinco anos, apenas um ano depois de sua conversão; tendo sido publicada pela primeira vez quando ele tinha vinte e seis anos. Sua vida, desde a sua conversão, até a sua morte, embora estivesse constantemente enfermo, foi de intenso labor como pastor, pregador, administrador, professor e escritor; no que demonstrava ardor pelo avanço do Evangelho, buscando oferecer a Deus um coração “pronto e sincero”.
Sobre este valente Reformador C.H. Spurgeon diz: “Ele propôs a verdade com mais clareza do que qualquer outro homem que já existiu, teve mais conhecimento da Escritura, e a explanou de forma mais nítida”.
“Também vos notifico, irmãos, o evangelho que já vos tenho anunciado; o qual também recebestes, e no qual também permaneceis. Pelo qual também sois salvos se o retiverdes tal como volo tenho anunciado; se não é que crestes em vão. Porque primeiramente vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras, e que foi sepultado, e que ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras” (1 Coríntios 15:1-4). Estes Sermões de Calvino tratam exatamente da Essência do Evangelho de nossa Salvação: Cristo, Sua morte, Paixão, os frutos de Seu amor derramado na Cruz por Seu amado povo eleito, Seu sepultamento e Sua ressurreição bendita; afirmam a centralidade e suficiência das Escrituras para a vida dos Cristãos e na Pregação; e nos conclamam a nos gloriarmos somente na Cruz de Jesus Cristo!
Quando tal instrumento nas mãos do Senhor se propõe a tratar do tema mais sublime, é nossa sabedoria atentarmos para suas considerações.
Somos gratos a Deus por este presente volume que contém todos os Sermões pela pena deste estimado Reformador que Deus já nos concedeu traduzir. Esperamos que Deus abençoe a leitura destes escritos, e que um dos seus efeitos seja aquele constantemente anelado pelo autor, a saber, que “prostremo-nos em humilde reverência diante da majestade do nosso Deus”.
A Deus seja todo o louvor pelo que Ele fez por nós!
Sola Gratia! Solus Christus! Soli Deo Gloria!
William Teixeira e Camila Almeida
EC, 17 de outubro 2015

↓Download EPUB

↓Download PDF

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *