Novos caminhos para a educação cristã

Manual de exegese, de Julio Zabatiero, é certamente uma obra singular, bem diferente de todas as excelentes opções já publicadas. Nesta obra, Júlio mostra o que é fazer teologia. Ao aplicar os preceitos da semiótica e da análise do discurso na interpretação das Escrituras, oferece um jeito novo de fazer exegese/hermenêutica. Júlio propõe um método que pode ser usado igualmente para leituras técnicas, homiléticas e devocionais.

Ele não se prende à ordem do hábito acadêmico de interpretação bíblica; o estudante pode começar com a exegese ou com a hermenêutica, o que para o autor são termos intercambiáveis, já que na leitura do texto bíblico ambas são feitas simultaneamente (as distinções são metodológicas e didáticas).

Júlio percebe a tarefa da exegese não como a compreensão do sentido do texto, mas dos sentidos da ação no texto e a partir do texto. O manual integra as três grandes tendências da leitura: a que se baseia na intenção do autor (ou da autora), na intenção da obra e na intenção do leitor (ou da leitora). Mesmo quem já dispõe de bons recursos de exegese, terá nesse manual um importante contraponto no estudo da interpretação bíblica.

Créditos: M4ycqn

↓Download

Últimos comentários
  1. Lucas 18 de junho de 2012
  2. admin 12 de junho de 2012
  3. Claudio Maia Etelvino 12 de junho de 2012

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *