Grandes Teólogos do Século XX

A tradução para língua portuguesa do livro de Mondin, que agora está sendo relançada, marcou uma geração de estudantes de teologia no Brasil. Um por um, vinte dos mais expressivos teólogos do século XX vão sendo apresentados ao leitor com maestria e profundo conhecimento. Mondin é um especialista em perceber as estruturas centrais dos desenvolvimentos teológicos dos autores analisados, bem como o princípio arquitetônico que os governa.
O alcance do livro vai até o início dos anos setenta, e a seleção dos teólogos estudados é criteriosa. Naturalmente, os trinta anos passados desde que o livro foi lançado introduziram elementos e horizontes novos na teologia. Para comprendê-los, porém, faz-se necessário voltar às gerações anteriores, suas problemáticas e tentativas de resolução dos problemas teológicos fundamentais. E a obra de Mondin possui lucidez e antevisão histórica impressionantes, sabendo separar joio do trigo ao se deter em autores e idéias que lhe pareciam apresentar consistência teórica e, sobretudo, respeito para com a confessionalidade de cada Igreja em particular.
Nesse sentido, o relançamento do livro pela Editora Teológica deve ser saudado com satisfação. A quantidade e qualidade das informações, bem como a habilidade com que o autor as trabalha, fazem deste livro uma importante referência para os estudantes de teologia no Brasil ainda em nossos dias.

Nenhuma biblioteca de seminário teológico, ou de áreas afins com interesse no desenvolvimento da teologia no século vinte, poderia prescindir desta obra. E como aquisição pessoal, ele também representará uma permanente contribuição de qualidade.

A nova edição desta que merece, como outras raras, ser apropriadamente classificada como obra de referência, surge em momento oportuno e propício para nosso contexto de reavaliação e reafirmação da teologia como disciplina de ensino superior, estruturada, autônoma e cientificamente amparada num sólido lastro histórico cuja sistematização – assim o demonstra Mondin – oferece valiosa contribuição à cultura das ciências humanas de nosso tempo.

Digitalizado por: jolosa

↓Download

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *