Cristo & Cultura – Uma Releitura – D. A. Carson

125ndvm
Como deve ser a relação entre Cristo e a cultura?
Esse é um questionamento universal.
De cristãos perseguidos em vários cantos do mundo a outros que vivem em países de maioria cristã, passando por comunidades que se isolam do mundo em nome da fé, a igreja historicamente vem lutando para chegar à correta compreensão de como aplicar a fé ao contexto local.
Há anos diversos grupos envolvidos nesse esforço têm tentado encaixar-se em uma das cinco categorias propostas por H. Richard Niebuhr, em sua obra clássica sobre o assunto, Cristo e cultura: 1) Cristo contra a cultura; 2) o Cristo da cultura; 3) Cristo acima da cultura; 4) Cristo e cultura em paradoxo; 5) Cristo como transformador da cultura.
Em Cristo e cultura: uma releitura Carson faz uma crítica à proposta de Niebuhr e propõe um caminho mais ortodoxo, criterioso e bíblico. Sua obra fornece uma excelente visão a respeito de um tema tão debatido entre os cristãos.
Carson propõe uma solução unificadora. Lançando mão dos pontos decisivos do enredo bíblico, como a queda, o chamado de Abraão, a vinda do Messias, sua morte, ressurreição e segunda vinda, e a dádiva do Espírito Santo, o autor argumenta que, somente quando todas as categorias bíblicas são consideradas simultaneamente, é possível contribuir para o entendimento correto da cosmovisão cristã e suas implicações na relação diária do cristão com a política, as artes, a educação, e todas as demais áreas da cultura.
Créditos: Marcelo José

↓↓↓ Download do Arquivo ↓↓↓

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *