A Religião dos Primeiros Cristãos – Uma teoria do Cristianismo Primitivo

Theissen procura apresentar os conteúdos do Cristianismo no primeiro século, de uma forma que os leitores, independentemente de suas convicções religiosas particulares, tenham acesso ao objeto pesquisado.

O autor quer fazer compreender, sobretudo, a força da fé cristã na vida e na história da Antiguidade. Dois objetivos norteiam sua pesquisa: primeiro, pesquisa a vida dos primeiros cristãos, investigando as afirmações teológicas deles a partir de uma aproximação semiótica, psicológica e histórica, tornando-se visíveis, com categorias científico-religiosas, a fé, o culto e a ética da Igreja primitiva; no segundo momento, mostra como o Cristianismo primitivo se desenvolveu ao se distanciar do Judaísmo, criando um mundo autônomo de símbolos religiosos, sendo que este último tinha a força de formar comunidade e transformar toda a história do mundo até então conhecido.
Theissen é cristão, todavia, acredita na comunicação científica, a qual torna possível a compreensão das coisas por todos, apesar de posições religiosas diferentes dos participantes do diálogo.

Créditos: Mazinho Rodrigues

↓Download – Opção 1

↓Download – Opção 2

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *