A Fé em Deus de grandes Cientistas

A Fé em Deus de grandes cientistas (Editora PUC-Rio/Edições Loyola), de Pe. Pedro Magalhães Guimarães Ferreira SJ, enfoca a religiosidade e a crença em Deus dos mais importantes matemáticos e físicos. Os cientistas são apresentados em verbetes em ordem cronológica, o que permite apreciar a evolução da matemática e da física nos últimos cinco séculos. Há excentricidades na vida de muitos dos gênios, o que torna suas biografias interessantes e, muitas vezes, pitorescas.

A obra traz a biografia de nomes da física e da matemática modernas, mas concretamente começando com Copérnico. Neste trabalho, são incluídos aqueles que tiveram grande destaque nessas ciências, entre eles Descartes, Galileo, Hertz, Kepler e Newton.

Segundo o autor, a ciência e a fé muitas vezes caminharam juntas na vida desses cientistas. Os avanços da ciência, que permitem uma compreensão maior do mundo e de seus fenômenos, não substituem a religião. Einstein disse uma vez: “Se se tem uma ideia adequada da ciência e da religião, então um conflito entre elas parece impossível”.

O autor, Pe. Pedro Magalhães Guimarães Ferreira SJ, é sacerdote católico jesuíta e cientista, tendo se especializado em Teoria Matemática de Controles. Promovido a professor titular do Departamento de Engenharia Elétrica da PUC-Rio em 1986, é professor emérito desde 2006. É também comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico e membro titular da Academia Nacional de Engenharia.

Digitalizado por: jolosa

↓DOWNLOAD – Opção 1

†DOWNLOAD – Opção 2

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *